Verifique se o sistema começou a carregar o SO. Ele carregará uma tela (de apresentação) do logotipo de inicialização do Windows ou mostrará uma das seguintes mensagens: Iniciando MS-DOS, Iniciando Windows Xp ou vista, Iniciando OS loader. Se isso não ocorrer, significa que o computador não consegue encontrar ou carregar o SO.
Verifique se o sistema estava funcionando antes.Verifique se foi feita alguma mudança recente.Com frequência, se foi feita uma mudança recente, ela é a causa do problema.
Verifique se o computador sempre pára no mesmo lugar ou se isso parece acontecer aleatoriamente.Se parecer que ele pára em diferentes lugares, pode ser um problema de hardware.
Atualize o BIOS do sistema para a versão mais recente.Verifique também se o sistema tem um firmware que também pode ser atualizado para a versão mais recente.Consulte a documentação da motherboard.
Cheque o BIOS utilizando o utilitário de configuração BIOS/CMOS, em especial a ordem de inicialização.Verifique se o sistema detecta todas as unidades e veja se a unidade de disco que você está tentando inicializar está na lista.
Verifique a BIOS com o utilitário de configuração BIOS/CMOS.
Tente inicializar o sistema operacional no modo de segurança/modo VGA.Se ele funcionar bem no modo de segurança, é mais provável que o problema seja um driver ou um software que não é carregado durante o modo de segurança.
Se o sistema operacional suportar, tente uma inicialização passo a passo.
Veja o registro de inicialização para saber qual foi o último driver carregado.Para aceder ao menu de inicialização avançado, pressione a tecla F8 assim que o Windows começar a ser carregado.Para o Windows Xp, o registro de inicialização está localizado no diretório C:bootlog.txt .
No Windows 2000, o registro de inicialização é o arquivo NTBTLOG.TXT localizado no diretório C:WINNT.
Se o processador conseguir fazer a inicialização no modo de segurança, experimente uma inicialização seletiva utilizando o programa MSCONFIG (apenas Windows 98, Windows Me ou Windows XP) para isolar o driver ou o programa que está causando o problema.
No Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP, inicie o programa de instalação do Windows do CD de instalação e escolha R para iniciar a opção de reparo.Este procedimento checa o MBR (master boot record) e os arquivos de inicialização.Para mais informações, consulte o documento PDF para solução de problemas.
Sugira executar o ScanDisk para verificar se a unidade de disco rígido tem muitos clusters perdidos e outras anomalias.Se você não desligar o computador da forma correta, usando a opção desligar do botão Iniciar, poderão ocorrer clusters perdidos e possíveis clusters defeituosos.
Sugira executar um programa atualizado de verificação de vírus para ver se o sistema foi afetado por algum tipo de vírus.
Sugira recarregar o SO, os drivers ou um programa.
A sugestão é reformatar o disco rígido e reinstalar tudo.
Verifique se o sistema tem ventilação suficiente em torno da saída do ventilador e se o ventilador está operando de maneira correta.
Verifique se a solução térmica do processador está instalada corretamente e se o ventilador do processador está operando de maneira correta.
Verifique se não há objetos estranhos, como parafusos, que podem aterrar a motherboard e veja se os parafusos que fixam a motherboard não estão apertados demais.
Use um voltímetro para verificar se todas as saídas da fonte de alimentação estão corretas. Se alguma saída estiver muito baixa (especialmente a saída de +5 volts), substitua a fonte de alimentação.
Use um voltímetro para verificar se o sinal PowerGood é de +5 volts.
Se o sinal for abaixo de 1,0 volt, pode haver curto-circuito ou sobrecarga.
Considere a substituição da fonte de alimentação.
Remova o processador e a RAM e reinstale-os para ter certeza de que eles estão instalados corretamente.
Verifique se você montou a motherboard de maneira correta com os espaçadores. Lembre-se de não apertar muito os parafusos ao inseri-los para fixar a motherboard no lugar.
Se o problema continuar, troque a memória RAM por outra que você sabe que está boa. Teste a memória RAM que suspeita estar causando problemas em outro sistema que você sabe que funciona.
Se o problema continuar, troque o processador por um que você sabe que funciona. Teste o processador que suspeita estar causando problemas em outro sistema que você sabe que funciona.
Se o problema continuar, troque a motherboard por outra que você sabe que está boa. Teste a motherboard que você suspeita estar causando problemas em outro sistema que você sabe que funciona.
Ferramenta de diagnóstico de avaria 15/02/2012
Por: JM Multimédia