Novidades

bunner browsers

 

Google Play Music chega a Portugal

A Google já disponibiliza a loja online de música no mercado nacional e o serviço cloud, que permite ao utilizador armazenar até 20 mil músicas nos servidores da Google.

 

ler mais button


 

 

IBM investe mil milhões de dólares de tecnologia Flash

A IBM aproveitou para anunciar novos equipamentos capazes de armazenar 24 TB de dados que funcionam 20 vezes mais rapidamente que as soluções com disco rígido. O objetivo do investimento é corresponder às expectativas de outras empresas no que diz respeito ao armazenamento e gestão de grandes quantidades de dados, noticia o Tech Crunch.

As apps de telemóveis, a facilidade na criação de vídeos e fotos para a Web e as biliões de mensagens enviadas fazem com que as empresas tenham maiores necessidades de armazenamento e exijam também maior rapidez de acesso. Com a existência de dezenas de milhares de servidores e com a quantidade de informação arquivada, a solução tradicional de discos rígidos começa a criar “estrangulamentos” no fluxo, pelo que a tecnologia Flash, mais rápida, é o campo de investimento de eleição da IBM.

A IBM deve aplicar o Flash em instalações de software dentro dos centros de dados de bancos, fábricas e outras operações de grande escala.

 


 

Vendas de PC registam quebra de 14%
 
 
Nos primeiros três meses de 2013 foram vendidos 76,3 milhões de computadores pessoais – menos 14% que no mesmo trimestre de 2012, estima a IDC.

Nos arquivos da consultora norte-americana, que acompanha as vendas de computadores desde 1994, não há registo de uma queda tão grande como a que agora é anunciada. O número, além do caráter inédito apresenta alguns contornos de imprevisibilidade: a quebra de 14% é quase o dobro do previsto inicialmente pela consultora, noticia a Reuters.

Se a previsão do futuro tem sempre uma boa dose de incógnita, a análise do passado também não escapa à dúvida. No mesmo dia em que saiu a previsão da IDC, a concorrente Gartner divulgou uma estimativa que apontava para uma quebra de 11% nas vendas de PC no primeiro trimestre de 2013 quando comparado com o período homólogo. Nos arquivos da Gartner, é a maior quebra registada desde 2009.

A IDC aproveitou ainda para juntar vários registos e apresentar uma tendência: pela quarta vez consecutiva, o primeiro trimestre regista uma tendência de quebra face ao anterior.

Apesar de não coincidirem nos números, os peritos das duas consultoras concordam em pelo menos dois pontos: 1) a quebra de vendas pode estar diretamente ligada à migração de utilizadores para dispositivos tablets, media centers, consolas ou smartphones; 2) o lançamento de um novo Windows costuma ser um elemento potenciador de um aumento de vendas, mas no caso do Windows 8 (lançado em outubro) além de não estar a conseguir potenciar vendas, também não está beneficiar desse incremento habitual.

Para os fabricantes, o panorama também não é animador: a HP perdeu 24% nas vendas de PC, mantendo, ainda assim, a liderança mundial do segmento com 15,7% de quota de mercado. Em segundo lugar manteve-se a chinesa Lenovo com 15,3%, informa a IDC.
 

 
Microsoft implementa verificação de dois passos

Além do username e da password, os utilizadores podem agora adicionar um segundo nível de verificação para poderem aceder à sua conta Microsoft, como um código enviado para o telemóvel.

 

hotmail image

Este reforço na segurança da Microsoft está a ser aplicado a todas as contas antes conhecidas por Windows Live ID. Os utilizadores de Outlook.com, Messenger e SkyDrive vão poder ativar esta funcionalidade. Quem usar o Windows Phone pode instalar uma app que permite receber o código de verificação mesmo que o utilizador esteja offline.

O processo pode ser configurado para apenas pedir a segunda verificação em dispositivos que não se utilizem regularmente, por exemplo, para aceder ao email num computador público, ou em dispositivos que não se usem durante 60 dias, explica o Mashable.

As alterações vão ser progressivamente disponibilizadas aos utilizadores nos próximos dias e a verificação de dois passos tem de ser ativada pelo utilizador.
 


 

SONY CREATIVE SOFTWARE

Nova actualização do software Sony Vegas Pro 11 e restante família A Sony Creative Software acaba de anunciar de surpresa a renovação completa da sua família de software Vegas de edição não-linear e autoria para DVD/Blu-ray, actualizando a própria tecnologia subjacente a estas aplicações.

O Vegas Pro 11 acrescenta melhorias significativas de desempenho ao seu módulo de edição não-linear graças à integração da nova geração da tecnologia de linguagem de programação paralela OpenCL e à optimização da aceleração gráfica baseada em GPU para potenciar todo o processamento de vídeo e rendering. O Vegas Pro 11 torna-se assim no primeiro editor não-linear para Windows com suporte da tecnologia OpenCL, passando a suportar este padrão aberto em operações de edição, efeitos e rendering de imagens em movimento. Outras novas funções incluem o suporte da tecnologia NVIDIA 3D Vision para monitores de computador em 3-D estereoscópico e que já está implementada nos portáteis Sony VAIO F Series 3D e computadores L Series 3D. Além disso, a aplicação traz melhoramentos na ferramenta de estabilização de vídeo e novas ferramentas de software para criar títulos animados, entre outras novidades.

Com este lançamento surpresa das novas aplicações da família Vegas, existem motivos para que Dave Chaimson, vice presidente de marketing global da Sony Creative Software afirme que a “a Sony continua a ser o líder no desenvolvimento de aplicações profissionais para criação de conteúdos que são extremamente poderosas e no entanto fáceis de usar”.

Talvez se pudesse com mais propriedade afirmar também: e que apenas correm em computadores PC/Windows, visto que essa é na verdade a única e mais séria limitação das excelentes ferramentas de software que vêm produzindo. Segundo este mesmo executivo, “com a implementação de aceleração GPU, o Vegas Pro 11 simplifica toda a experiência de edição de vídeo ao oferecer funções de preview de melhor qualidade e tempos de rendering mais rápidos, ideais para os profissionais da indústria que trabalham com prazos apertados e onde todos os segundos contam. Utilizando o padrão OpenCL, os nossos clientes vão seguramente descobrir que, com soluções gráficas GPU acessíveis da AMD e NVIDIA, poderão ter melhoramentos significativos nos processos de trabalho, com velocidades de rendering duas a quatro vezes superiores e melhoramentos de desempenho semelhantes na capacidade de reprodução de vídeo”.

Entre os principais melhoramentos do Vegas Pro 11, o programa de topo da família Vegas, temos assim o já referido melhoramento no suporte de aceleração por GPU com suporte de tecnologias OpenCL – que pertencem à Apple mas são licenciadas em regime aberto pelo Khronos Group – e de soluções compatíveis da AMD e NVIDIA, beneficiando todos os processos de cálculos de efeitos, transições, composição, detecção de movimento e codificação de vídeo final, aumentando a produtividade em geral. Depois temos a nova função Sync Link que permite criar associações de processos denominadas Event Grouping, e que permite organizar, associar e sincronizar múltiplos eventos directamente na timeline.

Esta função permite na mesma editar áudio secundário e clips de vídeo em modo B-roll de forma independente, enquanto toda a associação de elementos se mantem síncrona ao clip de referência. Outra novidade são as novas ferramentas de texto 2D e 3D que permitem criar rapidamente animações dinâmicas com efeitos visuais de elevado impacto, agora directamente no ambiente de trabalho do Vegas Pro 11. Acrescentar texto e genéricos 3D animados com o novo módulo Titler Pro da NewBlueFX, passa a ser uma das mais valias para quem trabalha em projectos 3-D estereoscópicos, num ambiente onde se pode agora manipular texto e caracteres individuais nos eixos de X, Ye Z (profundidade). Os movimentos estilizados em 2D podem também ser aplicados em texto ou genéricos completos como eventos ou directamente no titulador ProType, agora melhorado.

A já referida função de estabilização avançada de vídeo é outras das apostas desta nova versão – claramente inspirada nos melhoramentos que as ferramentas da Apple vêm introduzindo, permitindo tirar partido de análise de movimento em três eixos para eliminar efeitos indesejados de tremor ou instabilidade em vídeo captados por câmaras operadas à mão. Ao mesmo tempo, esta tecnologia de estabilização é importante porque permite também eliminar os problemas de desvio temporal provocados pelos obturadores lentos das câmaras digitais com sensores CMOS, tal como a grande maioria das DSLR.

A estabilização encontra-se agora implementada como um plug-in OpenFX que, segundo a Sony, proporciona maior flexibilidade e potência. Outra função digna de registo é o novo Render Template Filtering, um menu de diálogo que oferece um ambiente mais eficiente para pesquisas e para filtrar templates de rendering, acelerando os processos de trabalho de finalização para múltiplos formatos de saída. Segundo a Sony Creative Software afirma, esta família de aplicações continua a destacar-se não apenas por ser uma das ofertas de ferramentas profissionais de vídeo mais acessíveis na indústria mas também pelo suporte integrado de ferramentas esteroescópicas 3-D avançadas, assim como de ferramentas de áudio completas. O Vegas Pro 11 melhora a sua filosofia de “não transcodificar, não reempacotar”, expandindo o suporte de formatos nativos agora a ficheiros estereoscópicos 3-D MVC e MPO gerados pelas mais recentes camcorders da Sony e DSLRs.

Ao eliminar a necessidade de processos de transcodificação e reempacotamento dos ficheiros, o Vegas Pro 11 permite poupar bastante tempo de produção, minimizar as necessidades de armazenamento e preservar a qualidade do material fonte. Actualmente, o Vegas Pro 11 suporta nativamente codecs e formatos como XDCAM, XDCAM EX, HDCAM-SR, NXCAM, AVCHD, AVCCAM, RED R3D, RED EPIC e codecs AVC em formato MOV e RAW gerados por câmaras DSLR.

O suporte P2 nativo está também disponível através de um plug-in opcional. Com esta versão torna-se possível fazer rendering do projecto final para o formato AVC/MP4, incluindo suporte para ficheiros em modo progressivo destinados a serviços de streaming. A grande vantagem no suporte de todos estes codecs e formatos de ficheiro é que o Vegas Pro 11 lida facilmente com projectos complexos que misturam material em múltiplos formatos e resoluções, desde definição SD até 4K.

Para quem quiser produzir projectos estereoscópicos, o Vegas Pro 11 permite editar directamente conteúdos em 3-D sem a necessidade de plug-ins adicionais que podem representar custos bastante importantes. Segundo a Sony, o Vegas Pro 11 já está disponível, seja através da rede retalhista da marca, seja através de aquisição online, com a licença completo do Vegas Pro 11 a custar 699 dólares ou cerca de 550 euros (+IVA). As actualizações das anteriores versões custam 199 dólares ou 139,95 euros. Tal como antes, existem versões disponíveis com localização em francês, alemão, espanhol e japonês.

Com esta actualização do Vegas Pro 11 estão disponíveis as versões de consumo desta família de ferramentas, incluindo os Vegas Movie Studio HD e Platinum 11 e Vegas Movie Studio HD Platinum 11 Production Suite a preços bastantes acessíveis. Sony Creative compra a Netblender Num anúncio directamente relacionado com as aplicações profissionais da Sony Creative Software, a marca acaba de confirmar a aquisição da Netblender, uma empresa que desde 2005 se dedica a produzir software de produção para DVD e Blu-ray. Em 2009 a NetBlender tornou-se notada no mercado de Blu-ray Disc e conteúdos para smartphones com a tecnologia BD Touch que permite controlar televisores, leitores de Blu-ray e caixas de acesso a serviços de televisão por cabo, directamente de dispositivos Apple e Android.

Com esta aquisição, a Sony Creative Software pretende sobretudo expandir a sua oferta de tecnologias de criação e autoria para Blu-ray Disc as quais complementam as aplicações DVD Architect e Blu-print da Sony.

A gama de produtos de autoria DoStudio da NetBlender irá agora expandir também a oferta da Sony Creative Software para um mercado intermédio, que irá apelar tanto a profissionais como a instituições de ensino e empresas que pretendam criar conteúdos em suporte Blu-ray. Além disso, as ferramentas profissionais da Sony ganham a integração das tecnologias de autoria para os formatos Blu-ray 3D e Custom BD-J que a NetBlender tinha desenvolvido. Em contrapartida, esta aquisição vem “afunilar” ainda mais o mercado de soluções de autoria Blu-ray existentes no mercado, já totalmente controlado pela Sony Creative Software, o que não será necessariamente algo tranquilizador para o mercado.

Sonycreativesoftware



 

iPhone 5S e 5C à venda a 20 de setembro

image in apple

De acordo com o BGR, a próxima geração de iPhones será lançada a 20 de setembro. As notícias vêm do jornal nipónico Nikkei, que indica que tanto o modelo 5S como a versão 5C começam a ser comercializados pela SoftBank e KDDI (operadoras móveis japonesas) nessa data. Tendo em conta que aquando do lançamento do iPhone 5 o Japão foi dos primeiros países a receber o smartphone, é de esperar que esta seja também a data de lançamento para os mercados tradicionais: EUA, Grã-Bretanha, França e Alemanha. Recorde-se que os rumores indicam que o iPhone 5S terá um processador e máquina fotográfica atualizados, bem como um leitor de impressões digitais no botão Home. Já o modelo 5C deverá substituir o atual iPhone 5 como smartphone “barato” da Apple. Todavia, os rumores indicam que o preço não será tão baixo quanto o esperado: 400 dólares sem qualquer tipo de contrato.

 


 Em Portugal um trojan que ataca especificamente os utilizadores da banca online.

trojan image


Em comunicado de imprensa, a ESET indica que os seus investigadores descobriram um perigoso trojan bancário em Portugal. Esta ameaça é especificamente dirigida a quem usa a banca online e tem tido presença na Europa de Leste e Ásia.

 

Com o nome de código Win32/Spy.Hesperbot, esta ameaça tem capacidades de keylogger, pode criar capturas de ecrã e vídeo, configurar um proxy remoto e inclui ainda outras funcionalidades avançadas como a possibilidade de estabelecer uma ligação remota à revelia do utilizador, que permite o acesso instantâneo ao sistema infetado.

 

Para enganar os utilizadores é utilizado um email da PT com um aspeto gráfico credível que leva as vítimas a executarem as aplicações com código malicioso. De acordo com a ESET, foram detetadas infeções em Portugal, República Checa e Reino Unido, com a Turquia a ser o país que regista maior número de infeções.

 

Em Portugal, o trojan é dirigido aos clientes da Caixa Geral de Depósitos, BPI, Millenium BCP e Santander Totta. O comunicado refere que terão sido até agora afetadas algumas dezenas de clientes.

 


 

Hardware

Toshiba aposta no 2K
Sérgio Magno
21/05/2014 12:23
A Toshiba apresentou televisores com resolução 2K, uma solução intermédia entre o Full HD e o 4K.

 

Na apresentação à imprensa, Jorge Borges, diretor de marketing da Toshiba
Portugal, justificou o lançamento de televisores com resolução 2K com a ideia de que
há um espaço por preencher nos ecrãs entre as 40 e as 50 polegadas. Para o responsável da marca japonesa,
«o 4K faz mais sentido em ecrãs muito grandes»,
salientando que «este lançamento não significa que a Toshiba esteja a desistir do 4K.
Vamos continuar a lançar televisores 4K, mas o 2K é uma solução que permite muito mais qualidade do que Full HD».

Além da nova resolução extra, a série L7 – disponível com diagonais de 42” (107 cm),
47” (120 cm) e 55” (140 cm) –, apresenta painéis LCD com retroiluminação LED com local dimming.
De acordo com a Toshiba, esta tecnologia em conjunto com os chips CEVO da marca garantem níveis de contraste e brilho muito superiores ao habitual nos ecrãs LCD.
A capacidade de processamento dos chips dual core é também aproveitada em diferentes técnicas de melhoria da imagem.
Aliás, os responsáveis da Toshiba garantem que a marca está apostada em diferenciar-se da
concorrência pela qualidade de imagem.

Os televisores da série L7 suportam 3D através da tecnologia de óculos passivos.

A Toshiba aproveitou ainda para anunciar a entrada no mercado da sinalética digital
com ecrãs criados especificamente para este mercado profissional. Além dos modelos para informação pública
(informações sobre os voos nos aeroportos, por exemplo),
o fabricante japonês lançou também monitores para as área do grafismo profissional.
O TUM-32PRO1 de 32 polegadas tem uma resolução 4K e é capaz de reproduzir 99% da gama de cor Adobe RGB


Sobre Nós          Política de Privacidade          Contacte-nos         Blog         Loja         
Facebook           LinksManagement                 youtube